Vigília da Justiça

Vigília da Justiça

A Ansef vem divulgar a Vigília da Justiça, organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – Apib, e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – Conaq.

A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será ocupada por milhares de indígenas e quilombolas. Todos estão convidados a participar desta grande vigília conjunta por Justiça e direito à terra, ao lado dos indígenas e quilombolas!

A concentração está marcada para hoje, terça-feira, dia 15/08, às 17h. Com participação de indígenas e quilombolas vindos de todas as regiões do país, a mobilização acontece na semana em que o Supremo Tribunal Federal – STF, julga ações que ameaçam o direito dos povos à demarcação e titulação de seus territórios. Serão 24h de danças, cantos e rezas por Justiça.

O que está em jogo?

Direitos Indígenas

No dia 16, às 9h, 150 indígenas estão credenciados para acompanhar de dentro do Plenário do Supremo Tribunal Federal o julgamento de três terras indígenas que podem influenciar as regras de demarcação no país. O alerta máximo é que o poder Judiciário pode aproveitar estes julgamentos para se pronunciar sobre o chamado Marco Temporal. Conheça a campanha Nossa história não começa em 1988:

https://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/2017/08/03/nossa-historia-nao-comeca-em-1988-marcotemporalnao/

Direitos Quilombolas

A partir das 14h são os quilombolas que vão ocupar 150 cadeiras do plenário do Supremo Tribunal Federal para acompanhar de perto o que os ministros vão decidir sobre o futuro dos quilombos no Brasil. Uma ação do partido Democratas, o DEM, alega que o decreto de titulação é inconstitucional. Conheça a Campanha.

#NenhumQuilomboAmenoshttps://peticoes.socioambiental.org/nenhum-quilombo-a-menos

Onde: Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal.

Quando: Começa dia 15, às 17h, e vai até o fim dos julgamentos no dia 16.

Veja a pauta do dia 16 no STF:

http://www.stf.jus.br/portal/pauta/listarCalendario.asp?data=16%2F08%2F2017

O movimento conjunto precisará de apoio. Doações de água, alimentos, lanche ou qualquer quantia em dinheiro são bem-vindas.

CONAQ

Dados bancários: Negra Anastácia

CNPJ: 27.101.102/0001-50

Caixa Econômica Federal

CC 5085-2

AG: 0002 Op:003

Contato: (61) 3551-2164

Site: www.conaq.org.br